Secretaria de Tecnologia da Informação - STI
Diretoria de Operações e Serviços - DOS

A Coordenadoria de Segurança da Informação - CSI vem orientar quanto a medidas preventivas de segurança da informação para os usuários dos recursos digitais da Universidade de Brasília em modalidade presencial e remota.

Face às crescentes ações de ataques aos ambientes cibernéticos, é necessário que os usuários assumam postura crítica e defensiva contra as ameaças que podem incorrer em perda de dados, indisponibilidade de acessos ou invasões de privacidade. Assim, as recomendações a seguir devem ser seguidas com atenção por toda a comunidade universitária:

- Não clicar em links de e-mails suspeitos;
 - Evitar a visita a websites que oferecem downloads de programas piratas, suspeitos ou que promovam a violação de direitos autorais;
 - Evitar a utilização de dispositivos do tipo pendrives e similares de origem suspeita;
 - Para os usuários que estejam trabalhando remotamente é recomendável adotar a utilização de ferramentas de antivírus conhecidas no mercado;
 - Assumir uma postura crítica e se questionar ao receber um e-mail: Eu solicitei? Mantenho algum vínculo ou serviço com o remetente desta mensagem?
 - Efetuar uma verificação cuidadosa do remetente;
 - Evitar abrir anexos de remetentes desconhecidos ou suspeitos.

Cabe lembrar que as recomendações acima são listadas para proporcionar maior segurança aos usuários da comunidade universitária, bem como a salvaguarda de seus dados institucionais e pessoais, assim como a privacidade. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos favor entrar em contato com a Secretaria de Tecnologia da Informação por meio de seus canais de atendimento ou através do site oficial da Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR).